Telefone: (11) 2359-4595 | (11) 2061-8235 | 99322-3311
ACESSO RESTRITO:
A avaliação vocal tem por objetivo oferecer uma descrição da função vocal, determinando a severidade e o prognóstico de um possível distúrbio, auxiliar no esclarecimento da causa do distúrbio e educar o paciente sobre a desordem vocal e sua responsabilidade em seu desenvolvimento e em seu tratamento.
A avaliação vocal do paciente envolve, necessariamente, o diagnostico médico e a avaliação fonoaudiológica. O processo de avaliação vocal possui cinco etapas: anamnese, observação, avaliação clínica subjetiva, avaliação acústica e integração destas informações para a definição do tratamento.
A adequada postura corporal tem sido apontada como base para uma boa produção vocal e de fala, além de influenciar na respiração do sujeito. Durante a fala, deve-se manter a postura do corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça.
O papel do fonoaudiólogo é observar a postura do sujeito em repouso, ao falar, ao sentar-se e quando está em pé. É importante observar essa postura ao executar alguma tarefa da avaliação, a fim de ter mais dados sobre o seu alinhamento corporal. O conhecimento sobre a acústica e o entendimento da fisiologia tornam-se essenciais para descrever as características de uma voz.
Saiba quais são os procedimentos para realizar a avaliação vocal clicando aqui.