Telefone: (11) 2359-4595 | (11) 2061-8235
ACESSO RESTRITO:
Por dispensarem preparos mais específicos e apresentarem resultados rápidos e eficientes, os exames de raios-X são utilizados como primeira investigação de órgãos e estruturas de densidades variadas.
O raio-X de tórax serve para avaliar as estruturas presentes neste compartimento do corpo. Os ossos fazem o filme ficar bastante branco, mas estruturas maciças como o coração também o fazem, em menor intensidade. O pulmão apresenta-se escuro, pois haverá muito ar neles e, portanto, quase não haverá resistência.
O raio-X PA (póstero-anterior) avalia estruturas que estão mais perto da região ventral, ou seja, região perto do esterno. O coração, os grandes vasos e a traqueia são os principais órgãos estudados por um raio-X PA. O raio-X perfil depende do lado analisado. Um raio-X perfil, por exemplo, também serve para avaliar o coração.
Apesar de ser simples, o exame radiológico do tórax ajuda o médico a detectar várias doenças. É muito útil no diagnóstico de pacientes com problemas respiratórios e com patologias no conteúdo e nas estruturas próximas ao local fotografado durante o exame.
Não é necessário nenhum preparo para realização deste exame. No caso de gestantes, a conduta dos médicos costuma ser de adotar sempre o grau máximo de cautela. Por isso, embora os riscos ligados a radiografias diagnósticas sejam baixos, os especialistas recomendam que as gestantes marquem, para depois do parto, exames não-urgentes.